
Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi mantêm funcionamento no carnaval
Visitas aos equipamentos seguem medidas de segurança sanitária.
O Parque das Dunas, em Natal, e o Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, vão funcionar normalmente no período do carnaval. As visitas seguem medidas de segurança sanitária e restritivas para evitar aglomerações.
Os dois equipamentos de lazer são geridos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que segue a decisão do governo de suspender os pontos facultativos previstos para o carnaval (nos dias 15, 16 e 17) nos órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta, por causa da pandemia do novo coronavírus.
O funcionamento dos Ecopostos das Unidades de Conservação, localizados nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) estaduais, também não sofreu alteração, assim como a sede administrativa do Idema e a Central de Atendimento, localizada na Avenida Alexandrino de Alencar.
Confira os horários:
Parque das Dunas
- Sábado, domingo, terça e quarta-feira: 7h30 às 17h
- Segunda-feira: Só para coopistas (das 6h às 17h)
Cajueiro de Pirangi
- Horário de funcionamento: 8h às 17h
- Bilheteria: 7h30

Mirador Praia Hotel retoma as atividades em Natal (RN)
Localizado na praia de Ponta Negra, em Natal (RN), o Mirador Praia Hotel retomou suas atividades. Segundo o diretor geral, Enrico Cariani, “o hotel volta para atender seu público fiel, com todo o conforto e segurança, obedecendo aos critérios da Organização Mundial de Saúde e órgãos de saúde do Estado”.
Com a retomada das viagens, o empresário pretende divulgar mais o empreendimento nas cidades vizinhas, atendendo inicialmente ao Turismo regional. Para isso, o Mirador Praia Hotel oferecerá condições e tarifas especiais para este público.
O hotel dispõe de área de lazer com solarium, duas piscinas (uma no térreo e outra na área de lazer), restaurante climatizado, bar e 29 apartamentos.
Veja Mais
Cine Drive-in Natal lança programação com sessões gratuitas nos sábados de outubro na Arena das Dunas
Projeto vai oferecer sucessos de bilheteria, como “Curtindo a Vida Adoidado”, “Os Embalos de Sábado à Noite” e “Kill Bill -Vol. I”.
Filmes clássicos, artísticos e sucessos que marcaram gerações estarão na grande tela para uma experiência inédita de cinema, com acesso gratuito, a partir do dia 10 de outubro, em Natal. Basta aprontar o carro e sintonizar o rádio para aproveitar a programação do projeto Cine Drive-in Natal.
A experiência de cinema, que já foi comum no passado e voltou à tona durante a pandemia do novo coronavírus, vai acontecer no estacionamento da Arena das Dunas, nos sábados 10, 17, 24 e 31 de outubro, e promete diversão e emoção para os amantes de cinema.
A programação conta com 22 filmes, em três sessões por sábado, com sessões infantis, sessões família, sessões de arte, além das sessões Goiamum Audiovisual, com exibição de curtas-metragens potiguares selecionados via edital.
O Cine Drive-in Natal vai contar com uma grande estrutura de exibição, com uma tela de 12m de largura x 5m de altura, com regulamentação pela Ancine (Agência Nacional de cinema), e transmissão em alta qualidade pela rádio 105,5 FM, com autorização da Anatel. Um manual para acesso ao cinema ao ar livre está disponível nas redes sociais do Cine Drive In Natal.
Toda a programação é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir da desta segunda-feira (5) e nas segundas que antecedem cada sábado de exibição, através do site e aplicativo Sympla.
No cadastro para aquisição do ingresso será registrada a placa do carro, cada veículo pode pegar apenas 01 ingresso por sábado e ser ocupado por até 04 pessoas (incluindo o motorista).
Sessões
A estreia, no dia 10 de outubro, será com a animação “O Menino e o mundo” (17h30), filme de Alê Abreu indicado ao Oscar em 2016 na categoria animação.
O filme narra a jornada de Cuca, um menino morador de uma pequena aldeia, que na ausência do pai parte em busca de trabalho na desconhecida capital e descobre uma realidade dura, mas repleta de aventuras. Na sequência, a gargalhada é certa com o sucesso de bilheteria “Minha Mãe É Uma Peça 2” (20h), sequência em que Dona Hermínia (vivida por Paulo Gustavo) já está famosa depois de ganhar o seu próprio programa de TV.
Será também noite da primeira sessão Goiamum Audiovisual (23h) com os curtas “Em Reforma” (Direção Diana Coelho), “O voo do pássaro multicor” (Direção Allan Cedrak), “Madrigal: Um conto de imagens por palavras” (Direção Felipe Oliveira E Gustavo Alcântara), “Meu tempo é quando?” (Direção Rosália Figueirêdo e Buca Dantas), “Dias Felizes” (Direção André Santos) e “Leningrado Linha 41” (Direção Dênia Cruz).
No dia 17 a programação recomeça com a animação “Garoto Cósmico” (17h30), aventura sobre três amigos que viajam a um universo paralelo onde as vidas de todas as pessoas são programadas. Na sequência será exibido “Pacarrete” (20h), filme de Allan Deberton com Marcélia Cartaxo no papel de uma encantadora professora de dança aposentada, cujo grande sonho é estrelar um balé para a população local de uma pequena cidade do Ceará.
A sessão termina com “Kill Bill – Volume 1” (23h), de Quentin Tarantino, uma das maiores bilheterias do cinema na primeira década. No longa, Uma Thurman é uma assassina que acorda de um coma de quatro anos e sai em busca de vingança da antiga gangue que tentou matá-la no dia de seu casamento, incluindo seu amante.
No dia 24 a sessão infantil exibe a história da indiazinha “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (17h30), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, um marco do cinema da década de 2000. Narra a história da menina que aprende com o sábio avô a defender a natureza onde vive. A sessão família terá o campeão de bilheterias “Curtindo a Vida Adoidado”, do diretor que melhor representou a geração anos 80, John Hughes. O filme lançou o ator Matthew Broderick ao estrelato. Na trama, um adolescente, seu amigo e sua namorada decidem matar aula para explorar a cidade em uma Ferrari e tentam não serem desmascarados pela sua irmã ou pelo diretor do colégio.
No dia 24 também será exibida a segunda sessão Goiamum Audiovisual terá exibição dos curtas de ficção e documentários “Nada Foi Em Vão” (Direção Sihan Felix), “Quando as coisas se desmancham” (Direção Aristeu Araújo), “No fim de tudo” (Direção Victor Ciriaco),“Lalá” (Direção Paulo Dumaresq), “Distorção” (Direção Paula Pardillos e Davi Revoredo) e “Cuscuz Peitinho” (Direção Rodrigo Sena).
Finalizando a programação, no dia 31 de outubro, será exibido a premiada animação “Tito e os pássaros” (17h30), sobre um menino que busca no canto dos pássaros a cura para uma epidemia de medo que assola a humanidade. Depois é hora do clássico “Os Embalos de Sábado à Noite” (20h), o filme de 1977, dirigido por John Badham, que levou John Travolta — no papel do jovem dançarino Tony Manero — ao estrelato e abalou as pistas de dança com o hit Stayin’ Alive (Bee Gees).
Para encerrar em grande estilo o Cine Drive-In Natal exibe o premiado filme brasileiro “Bacurau” (23h). O longa-metragem de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, rodado em Parelhas, no Rio Grande do Norte, retrata uma distopia numa pequena cidade no sertão nordestino, aterrorizada por uma onda de assassinatos misteriosos até que seus moradores descobrem que a cidade sumiu do mapa. No elenco estão Sônia Braga, Karine Teles, Udo Kier e Silvero Pereira.
O Cine Drive-In Natal tem realização da HD Produções e Casa de Produção, e conta com incentivo do Governo do RN, Fundação Jose Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cabo Telecom, Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal e Morada da Paz. Apoio Cultural: Jovem Pan, 98 FM e Office Fast.
Tecnologia e acessibilidade
A tecnologia será usada ao longo de toda a programação. As sessões dos filmes “Minha Mãe É Uma Peça 2” e “Bacurau” contarão com recursos de acessibilidade para cegos e surdos através de um aplicativo, proporcionando a inclusão sem restrições dos públicos. Todos os produtos da praça de alimentação deverão ser adquiridos via QR Code. O acesso a fila para os banheiros também será feito através de QR Code.
Programação
Dia 10/10
- Sessão Infantil 17h30 – O Menino e o Mundo
- Sessão Família 20h – Minha Mãe É Uma Peça 2
- Sessão Goiamum Audiovisual 23h – Em Reforma/ O voo do pássaro multicor/ Madrigal: Um conto de imagens por palavras/ Meu tempo é quando?/ Dias Felizes/ Leningrado Linha 41
Dia 17/10
- Sessão Infantil 17h30 – Garoto Cósmico
- Sessão Família 20h – Pacarrete
- Sessão de Arte 23h – Kill Bill – Vol. I
Dia 24/10
- Sessão Infantil 17h30 – Tainá – Uma Aventura na Amazônia
- Sessão Família 20h – Curtindo a Vida Adoidado
- Sessão Goiamum Audiovisual – Nada Foi Em Vão/ Quando as coisas se desmancham/ No fim de tudo/ Lalá/ Distorção/ Cuscuz Peitinho
Dia 31/10
- Sessão Infantil 17h30 – Tito e os pássaros
- Sessão Família 20h – Os embalos de sábado à noite
- Sessão de Arte 23h – Bacurau
Veja Mais

Prefeitura faz cadastramento e comerciantes terão que usar crachá em feiras livres de Natal
Município cadastrou 702 feirantes e espera chegar a 1.200 comerciantes registrados, para reordenar formato das feiras livres na capital.
A Prefeitura de Natal informou que começou a fazer o cadastramento dos vendedores das feiras livres de Natal, para reordenar o formato desse comércio popular na capital. Em uma das mudanças apontadas pelo município, os feirantes deverão usar crachá de identificação e apenas os registrados poderão trabalhar nas feiras.
Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), foram cadastrados 702 feirantes, quando a meta é alcançar cerca de 1.200 pessoas.
O inventário está sendo realizado pelas equipes de fiscalização ambiental da Semurb e pelos setores de feiras e de fiscalização de Semsur, e ainda conta com o apoio da Guarda Municipal.
Segundo o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, o objetivo é identificar e conhecer o universo de feirantes que trabalham no município, e, a partir das informações colhidas, promover a organização e disciplinamento das feiras livres do município.
“Estão sendo elaborados os layouts de cada uma das 21 feiras, para assegurar o correto distanciamento entre as bancas e a fluidez no interior das feiras, a fim de evitar congestionamentos e aglomerações”, disse.
O cadastro está sendo realizado de maneira online. Os fiscais da Semurb e Semsur visitam cada banca com um tablet em mãos, fazem a coleta de dados sobre os feirantes, que são inseridos no formulário online. A partir do cadastro, a prefeitura vai divulgar a relação de feirantes por feiras. Cada feirante receberá um crachá com foto e um QR Code para ser usado no dia a dia, servindo de identificação para cada um.
Após cada conclusão de cadastro, é entregue a cada feirante uma notificação (https://bit.ly/notificacaofeiras) com todas as regras de funcionamento, estabelecidas no Decreto Municipal nº 11.933/2020, que estabelece medidas ambientais, sanitárias e de distanciamento social necessárias de combate ao novo coronavírus.
Almeida disse ainda que “a identificação via aplicativo será feita pelas equipes de fiscalização e facilitará a identificação do feirante, em caso de descumprimento das regras”, disse.
Ele alerta, ainda, que é importante lembrar que o cadastramento é obrigatório para todos os feirantes, e só irão comercializar os produtos quem estiver devidamente cadastrado e regularizado.
Até o momento, segundo a prefeitura, já foram concluídos os cadastramentos nas feiras das Rocas, Quintas, Aliança, Santa Catarina, Pajuçara, Pirangi, Cidade Praia e Panorama. As demais feiras já estão em fase final de cadastramento, tendo seus “layouts” já definidos, conforme a Semurb.
“A reorganização do espaço das feiras com o novo layout será executada assim que o inventário com os dados dos feirantes for concluído e, também, for concluída a relação oficial dos comerciantes de cada feira”, informou o município.
Veja Mais
Após 4 meses fechado, Parque da Cidade reabre com restrições em Natal
Após quatro meses fechado por causa da pandemia do coronavírus, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte reabre nesta terça-feira (11) com restrições. A principal delas será o uso obrigatório de máscara por todos os frequentadores, sejam visitantes ou funcionários. A portaria que regulamenta a reabertura foi publicada no Diário Oficial do Município de Natal (DOM) desta segunda-feira (10).
A princípio o parque só abre no período da tarde, das 14h30 às 17h30 e a entrada só será permitida pelo acesso do prolongamento da Prudente de Moraes. A entrada do parque em Cidade Nova só será reaberta em setembro. O planejamento para a reabertura foi feito pela administração do parque, que fica por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Além do uso obrigatório da máscara, outros protocolos sanitários foram adotados como a instalação de lavatórios nas entradas do parque para que a população higienize as mãos e o uso dos bebedouros de maneira individual e exclusivamente para encher copos ou garrafas de água, ficando proibido tomar água diretamente no equipamento. Os banheiros serão utilizados também individualmente e a cada utilização será realizada a desinfecção do espaço.
Já os pontos de descanso espalhados pelo parque irão funcionar normalmente, porém sem aglomerações. A escada e rampa de acesso à torre será interditada e ficará proibida a circulação de pessoas na academia e em seu entorno. Os usuários devem estar o máximo que seja possível atentos ao distanciamento social de pelo menos 1,5m nas trilhas. Essa regra vale também no caso da formação de filas. Não será permitido o acesso de grupos e o descarte de máscaras não deverá ser feito em nenhum local dentro do parque.
Segundo a gestora do Parque da Cidade, Danielle Mafra, a entrada do parque será controlada, e as vagas de veículos do estacionamento estão limitadas em 50%. “A população pode vir com sua família para realizar a prática das atividades físicas, mas estão proibido grupos que gerem aglomerações fora das finalidades do Parque. Os estudos individualizados na biblioteca irão funcionar mediante agendamento prévio”. alertou.
Cronograma de reabertura do Parque da Cidade
Agosto
- Abertura para caminhada, corrida e ciclismo da Zona de tráfego intenso, de segunda à sexta, das 14h30 às 17h30, exclusivamente pela Avenida Omar O´grady;
- Agendamento para estudo individualizado na biblioteca através do telefone 3232-3207 no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta;
- Número limitado a 7 estudantes por turno e permanência de cada estudante limitada a 4h por agendamento, por dia;
- Retomada de atividades de pesquisa no Centro de Pesquisas da Mata Atlântica (Cepema).
Setembro
- Continuidade da etapa anterior;
- Realização de eventos no auditório com 30% da sua capacidade (60 pessoas), mediante agendamento através do telefone 3232-3207 das 8h às 14h;
- Abertura da entrada da pista pelo bairro Cidade Nova.
Outubro
- Continuidade da etapa anterior;
- Abertura para caminhada, corrida e ciclismo no turno matutino das 5h às 18h;
- Atendimento de grupos de até 20 pessoas na biblioteca, de terça à quinta-feira, através do telefone 3232-3207 das 8h às 14h, de segunda a sexta;
- Realização de Expedições ambientais nas trilhas naturais, uma vez por semana, para grupos de até 12 pessoas, mediante agendamento através do telefone 3232-3207 das 8h às 14h, de segunda a sexta.
Novembro
- Continuidade da etapa anterior;
- Abertura do parque aos finais de semana das 5h às 18h;
- Realização de Atividades na praça;
- Uso da academia ao ar livre;
- Realização de eventos outdoor de acordo com as normas da Unidade.

Decreto define horário de funcionamento do comércio de Natal durante pandemia da Covid-19; confira
Segundo município, medida publicada nesta quarta-feira (29) visa evitar aglomerações nos locais e no transporte público.
A prefeitura de Natal publicou, nesta quarta-feira (29), um decreto que determina o horário de funcionamento de comércios e serviços reabertos durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a publicação municipal, o objetivo é de “evitar aglomerações, sobretudo no sistema de transporte coletivo”.
Também nesta terça-feira (29), o município autorizou que a frota de ônibus da capital opere com apenas 50% da capacidade. Veja abaixo os horários de funcionamento dos estabelecimentos:
- Supermercados – 7h às 22h todos os dias da semana.
- Comércios “de porta para a rua” – 9h às 17h, de segunda a sábado.
- Academias, clubes, associações, box, studios e similares – 5h às 22h, de segunda a sábado.
- Galerias comerciais e centros comerciais – 9h às 17h, de segunda a sábado.
- Serviços de alimentação – 11h às 23h todos os dias da semana
- Shoppings centers – 12h às 20h, todos os dias da semana.
O decreto ainda mantém determinações anteriores, que proíbem, por exemplo, venda de alimentos para consumação nas praças de alimentação dos shoppings, ou práticas de esportes coletivos nas academias. Cinemas e teatros seguem sem autorização para funcionar.
Veja Mais
A GASTRONOMIA NO RIO GRANDE DO NORTE
A gastronomia no Rio Grande do Norte
No primeiro post sobre o estudo da Hospitalidade do Rio Grande do Norte observamos que o local que pôde servir de fator benéfico à saúde foi a Escola Doméstica de Natal, fundada em 1914. Esta escola desde a sua criação serve de ponto de educação, encontro social, festas comemorativas, de confraternização e arrecadação de bens para problemas da comunidade. Quando se estuda o impacto de todos os fatores de hospitalidade de uma região há que considerar os fatores que motivaram um grupo de pessoas a manter, modificar ou perpetuar os seus costumes e hábitos.
Identificar o polo de interseção da gastronomia, do local social, a forma, os mecanismos que serviram de motivação e o sujeito principal é muito importante. Na maioria das vezes, é raro conseguir identificar o marco da hospitalidade. Entretanto, o professor Daladier Pessoa Cunha Lima ao escrever o livro sobre a vida de Noilde Ramalho – Uma História de Amor à Educação, nos lembra um papel importante que esta mulher desempenhou na história da cidade e estado do Rio Grande do Norte em geral.
Em 1914, foi fundada a Escola Doméstica de Natal. Com o objetivo de criar um conceito novo e intelectual nas mulheres, preparando-as para a vida em todos os aspectos, levando em conta o aspecto social da época. A jovem Noilde, aos 16 anos, deixa a sua cidade Nova Cruz e vai em rumo à cidade de Natal. Após um ano de conclusão do curso da Escola Doméstica de Natal, torna-se professora e ao longo do tempo passa a acumular funções e ministrar diversas disciplinas deste curso, como aulas de Cozinha Teórica e Prática, denominado Cueso Anexo, destinado às senhoras da sociedade. Há mais de 60 anos dirige a Escola. Também criou o Complexo Educacional Henrique Castriciano e a Faculdade Natalense para desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN.
Conforme menciona Daladier, Noilde Ramalho exerceu uma influência no ambiente social da região. A Escola oferecia recepções às autoridades, as próprias alunas executavam cada passo do cerimonial, desde o serviço de mesa, comida, protocolo de etiqueta social. Sendo motivação de inúmeros banquetes e recepções, ao longo de uma vida conquistou e influenciou gerações. Foi palco de encontros marcantes como o do Presidente Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt em Natal, a chegada de Adhemar de Barros, Embaixadores, o Presidente Café Filho, J.K., Castelo Branco, General Charles de Gaulle…
Entre diversos momentos históricos, presenciou a Segunda Guerra Mundial. Marco para a cidade de Natal que recebeu milhares de americanos que aos poucos influenciaram nos hábitos e na vida pacata dos natalenses. O custo de vida aumentou e os produtos alimentícios subiram de preços e ao mesmo tempo a vida social da cidade continuava ao comando de Noilde Ramalho.
Gastronomia de Natal
Muitos dos pratos típicos de Natal são baseados em peixes e frutos do mar como o camarão e a lagosta. Embora os pratos do sul sejam preparados com a mesma matéria-prima, os pratos de Natal apresentam um sabor diferente, pois levam outros temperos e ingredientes, tais como o leite de coco e azeite de dendê. Eles são guarnecidos com acompanhados como o feijão verde e a macaxeira.
Carne de Sol
Em séculos anteriores, antes da invenção de geladeiras, o povo do Nordeste desenvolveu uma técnica de salgar a carne para facilitar a sua conservação, dando origem ao que hoje se denomina carne de sol. Todas as partes da vaca podem ser salgadas. Nos melhores restaurantes são servidas as partes nobres, que por isso são muito macias. A carne de sol em geral vem em porções generosas (para três ou quatro pessoas), acompanhada em geral por arroz, feijão verde, macaxeira e farofa ou paçoca. É provavelmente o prato mais servido nos restaurantes de comida típica de Natal.
Paçoca
A paçoca, em Natal, não é o doce de amendoim que se conhece no restante de país. A paçoca é, basicamente, uma farofa composta de pedaços de carne de sol desfiada e farinha de mandioca, acrescida de temperos, como cebola e alho.
Tapioca
A tapioca é feita à base de goma de farinha de mandioca, prensada e levemente aquecida na chapa. Os habitantes locais (principalmente os de camadas sociais mais humildes) consumiam a tapioca pura, mas os turistas costumam encontrá-las com diversos tipos de recheios, doces e salgados: coco ralado, queijo coalho, carne de sol, frango, entre outros. A tapioca é encontrada em muitas padarias e lanchonetes, geralmente consumida como lanche.
Baião de dois
Simplificadamente, o baião de dois consiste no cozimento, na mesma panela, de primeiramente o feijão e em seguida o arroz, acrescidos de carne de sol, queijo coalho e outros temperos.
Ceia e café da manhã nordestino
Além de várias frutas e sucos locais, tal café geralmente inclui produtos como: tapioca, macaxeira cozida, charque (pedaços de carne de sol cozidos) ou paçoca, cuscuz (basicamente, farinha de milho cozida com leite) e outros.
Doces
Vários bolos e tortas são preparados à base de frutas e produtos regionais, como a macaxeira e o jerimum. Em Natal e na maioria do Nordeste, canjica é o doce de milho ralado (que em São Paulo se chama curau). O que em São Paulo se chama canjica (milho cozido em leite), em Natal é chamado mungunzá.
Alimentos típicos de Natal
- Ingá
- Mangaba
- Araçá Cajá
- Fruta-pão
- Caju
- Carambola
- Graviola
- Goiaba
- Acerola
- Dendê
- Umbu
- Tamarindo
- Morangas
- Mandioca (Aipim)
- Inhame (Cará)
- Mamão Camu-camu
Finalizo os posts sobre a hospitalidade brasileira no estado do Rio Grande do Norte. Se você ainda não conhece o estado, espero ter despertado a sua vontade em fazer as malas. Vamos continuar essa conversa nos comentários! Até a próxima.
Veja Mais
O que fazer em Natal
Natal, conhecida por seus incontáveis dias ensolarados, é a cidade perfeita para quem quer descansar em frente ao mar. Ponta Negra é o lugar preferido dos turistas, mas a viagem não deve se resumir a apenas essa praia. Quem vai a Natal não pode ficar preso à cidade — o litoral sul e o norte têm muito a oferecer e os passeios são parte do roteiro de quem quer desfrutar dos melhores lugares do Rio Grande do Norte.
Na própria cidade, os destaques ficam por conta da já comentada Ponta Negra, com o Morro do Careca em uma de suas extremidades — a duna com mais de 100m de altura na beira do mar é um dos principais cartões-postais do Estado. A área do Morro do Careca é protegida, então não é possível acessá-la, mas através de um passeio de barco você pode admirar não só o Morro como a Praia das Tartarugas, uma praia pouquíssimo explorada da cidade. O , segunda maior reserva florestal do país, é outro passeio incrível e até pouco explorado por grande parte dos turistas. Nesse parque é possível fazer pequenas trilhas pelo meio da mata, observar diferentes espécies de plantas e admirar belas dunas em frente ao mar.
Na parte central da cidade ficam as Praias da Areia Preta, Praia do Meio, Praia dos Artistas e Praia do Forte — atualmente são praias mais frequentadas pelo público local, mas podem render um bom passeio para conhecer a região. A Praia do Forte, principalmente, protegida por arrecifes de corais, forma piscinas naturais na maré baixa e fica uma delícia para curtir um mar tranquilo. A praia tem esse nome porque junto a ela fica a Fortaleza dos Reis Magos, construção histórica que servia para proteger a cidade e se tornou uma das principais atrações turísticas de Natal (o local está fechado para visitas atualmente). A partir da Praia do Forte você também poderá observar a Ponte Newton Navarro, que liga os dois lados do Rio Potengi.
Se você visita Natal, deve reservar pelo menos um dia para fazer um passeio. As possibilidades de atividades são variadas, mas entre os principais passeios em Natal estão o passeio de buggy pelo litoral norte, que passa pelas Dunas de Genipabu, e o passeio aos Parrachos de Maracajaú, que são piscinas naturais formadas no período de baixa da maré, ótimas para observar a vida marinha com snorkel. Outro lugar lindo que pode ser conhecido em um passeio ou por conta própria é o trajeto pelo litoral sul, em que se visita o Maior Cajueiro do Mundo, a praia de Camupirim e, por fim, a Praia da Pipa. Se puder, estenda sua viagem e fique alguns dias em Pipa ou Tibau do Sul, o lugar é lindo demais para ser conhecido só de passagem!
Compras em Natal
Quem gosta de fazer algumas compras ao viajar encontrará algumas oportunidades em Natal. Os principais shoppings da cidade são o Midway e o Natal Shopping e neles você encontrará grandes lojas de marcas nacionais e até internacionais. Mas shoppings são mais ou menos parecidos em qualquer cidade brasileira, não é mesmo? Então reserve um tempo para se dedicar ao comércio local, com produtos regionais!
Já que você visitará Natal, vale a pena visitar os mercados artesanais, onde poderá encontrar redes de descanso, tecidos rendados e bordados, lembranças de viagem para presentear amigos, artigos de decoração, produtos feito em palha, além de castanhas, pimentas, rapadura e várias outras coisas gostosas para comer! Para encontrar produtos regionais, os dois lugares que recomendamos visitar são a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, onde costuma haver apresentações de forró durante a noite, e o Shopping do Artesanato Potiguar. Em ambos os locais a variedade de produtos é grande e o preço competitivo!
Noite em Natal
Para quem quer fazer um programa leve durante a noite, sair para jantar pode ser suficiente, por isso leia as nossas dicas de Onde Comer em Natal! Restaurantes como o Camarões ou NAU Frutos do Mar são uma excelente pedida para uma refeição caprichada!
Para quem prefere algo mais animado, destacam-se na cidade o Taverna Pub, bar com decoração toda medieval e que sempre tem festas diferentes, e o Whiskritório, casa estilo balada, com shows, principalmente de rock, ambiente interno e externo, além do Old Five, bom para petiscar e apreciar a vista da cidade.
Na antiga prisão, onde hoje é um centro de artesanato, ocorre o Forró com Turista. O evento acontece todas as quintas-feiras no Centro de Turismo de Natal e é a melhor opção para quem quer conhecer o popular ritmo nordestino. Embalados pelos trios de forró, muitos têm a oportunidade de aprender a dançar.
Veja Mais
Roteiro: 8 dias incríveis no surpreendente Rio Grande do Norte.
De lindas praias cercadas por dunas a sítios arqueológicos e santuários religiosos, o estado exibe atrações únicas, que vão muito além da capital Natal.
Espetacular. Certamente esse é um dos adjetivos que facilmente descrevem o Rio Grande do Norte. A porção mais ao nordeste do Brasil guarda riquezas naturais e culturais capazes de impressionar qualquer viajante, indo muito além dos famosos passeios de bugue pelas dunas do entorno de Natal. O estado tem atrações de todos os tipos, no litoral e no interior, ainda coroadas com a simpatia potiguar e a deliciosa gastronomia local.
Para quem está planejando a próxima viagem – seja em família, casal ou com amigos –, o destino é garantia de dias memoráveis, cheios de experiências únicas. Se ainda tem dúvidas, é só conferir, a seguir, uma sugestão de roteiro de oito dias pelo estado e se surpreender com a diversidade de atrativos. “O Rio Grande do Norte é um dos destinos mais completos do Brasil, pois oferece experiências em todos os nichos e segmentos do turismo”, explica Bruno Reis, diretor-presidente da empresa de promoção turística do estado.
Mas, antes de se imaginar nesse paraíso, uma boa notícia: a partir de novembro, há 44 novos voos para Natal, inclusive saindo de cidades nunca antes contempladas com voos diretos, como Goiânia (GO).
Roteiro de 8 dias no Rio Grande do Norte
Dia 1 – Natal
Embora haja lugares especiais pelo estado todo, não dá para abrir mão do luxo de ter a linda capital como ponto de partida. Não é à toa que tantos estrangeiros desembarcam ali todos os anos, e muitos até ficam, tamanha é a beleza de Natal. A dica é iniciar a viagem com um city tour pela cidade, visitando lugares como a praia e o mercado da Redinha, o Forte dos Reis Magos e as praias do Forte, Artistas e Areia Preta. Em seguida, a pedida é conhecer o Parque das Dunas, a maior reserva de Mata Atlântica original em um parque urbano no país. Para a noite, vale degustar um prato típico potiguar, como o camarão, e curtir o Beco da Lama, uma rua em que a boemia impera entre painéis grafitados com temas locais.

Ponte na Redinha (Rio Grande do Norte/Divulgação)
Dia 2 – Litoral Sul
Mais ao sul da capital, ainda na costa, é possível conhecer o cajueiro de Pirangi, considerado o maior do planeta. Em frente, estão os barcos que levam até os Parrachos de Pirangi, um dos passeios mais conhecidos da região: são arrecifes de corais que ficam a apenas 1,5 quilômetro da praia, formando belas piscinas naturais com águas claras e mornas.
A seguir, pegando a estrada, está o Mirante dos Golfinhos, falésia com uma vista deslumbrante para o mar, de onde se pode avistar golfinhos nadando. Ali próximo, na Praia de Camurupim, graças à quebra das ondas nos arrecifes, se formam enseadas de águas tranquilas, perfeitas para relaxar. Para completar o dia, uma parada na Lagoa de Arituba garante um belo banho de água doce e límpida. No jantar, após um dia de passeio, a boa é provar um prato de carne de sol com feijão-verde.
Dia 3 – Litoral Sul
Outra atração imperdível, partindo de Natal, são os passeios de bugue que oferecem uma experiência única pelas areias de praias desertas, rumo à Lagoa de Guaraíras. Dali, sai uma balsa que leva à cidade de Tibau do Sul e sua fantástica Praia da Pipa, um dos balneários mais famosos do estado – onde vale a pena pernoitar para curtir a animada vida noturna, com bares, restaurantes e beach clubs.
Dia 4 – Litoral Sul
Dia de conhecer as lindas praias da região de Pipa. A do Madeiro é um excelente começo, uma enseada onde se chega descendo uma escada de madeira no meio da falésia. O pequeno esforço não é nada perto da recompensa: o visual é de cair o queixo! Depois, vem a Praia do Amor, que encanta com seu ar mais selvagem.
Descendo um pouco mais no mapa, a bordo de um bugue ou carro 4×4, está a Barra do Cunhaú, o paraíso do kitesurf no Litoral Sul. Com o encontro do mar e o Rio Curimataú, a paisagem nesse trecho é de uma beleza ímpar, misturando oceano, rio, dunas, coqueiros e manguezais. Na maré seca, ao atravessar o Curimataú de balsa, alcança-se também a praia de Baía Formosa, a vila de pescadores que revelou o surfista Ítalo Ferreira, um dos melhores brasileiros atualmente no circuito mundial de surfe. Para finalizar, cai bem um mergulho relaxante nas águas escuras como refrigerante (mas límpidas) na Lagoa da Coca Cola, em meio a uma reserva original e preservada da Mata Atlântica.

Barra do Cunhaú
Barra do Cunhaú (Rio Grande do Norte/Divulgação)
Dia 5 – interior
É hora de conhecer o interior do estado, com toda a bagagem cultural e histórica do sertão nordestino. O trajeto sugerido começa com uma parada na cidade de Santa Cruz, onde fica o Santuário de Santa Rita de Cássia. Com 56 metros de altura, ainda mais imponente do alto de uma montanha, é a maior estátua católica do mundo – 18 metros a mais, por exemplo, que o Cristo Redentor, no Rio. É possível chegar aos pés da santa de carro e, em breve, também haverá a opção subir de teleférico.
Do turismo religioso, a viagem segue para a arqueologia e geologia. O próximo destino é o Geoparque do Seridó. Trata-se de uma região surpreendente, que abriga fósseis de animais pré-históricos de mais de 10 000 anos, além de pinturas rupestres de mais de 9 000 anos com tons avermelhados retratando figuras humanas e animais, como pode ser visto no Geossítio Xique-Xique, em Carnaúba dos Dantas. Na saída do parque, a recomendação é provar a culinária do Seridó, com um almoço na cidade de Caicó. Queijo de manteiga, buchada e bode assado são algumas das comidas típicas.

Sítio arqueológico Xique-Xique
Sítio arqueológico Xique-Xique (Rio Grande do Norte/Divulgação)
Dia 6 – Litoral Norte
De volta à costa, ao norte de Natal estão as dunas de Genipabu, um dos cartões-postais potiguares, onde é feito o mais tradicional passeio de bugue e a descida das areias de esquibunda. É pura diversão e adrenalina! E, depois, para recuperar o fôlego, dá para relaxar tranquilamente na água doce da Lagoa de Pitangui.

Passeio de bugue pelas dunas
Passeio de bugue pelas dunas (Rio Grande do Norte/Divulgação)
Na sequência, estão as praias de Muriú e Jacumã, no caminho para a próxima parada, os Parrachos de Maracajaú. É uma formação de arrecifes a cerca de 7 quilômetros da praia. O lugar propicia mergulhos incríveis, com água cristalina e repleta de vida marinha, como peixes, lagostas e corais. A viagem então segue até São Miguel do Gostoso, a uma horinha dali, onde é recomendável pernoitar para aproveitar a alta gastronomia da cidade em um jantar especial.
No caminho até a cidade, vale um pit stop em Touros, onde está a Praia do Marco. Nessas areias, em 1501, os portugueses teriam encravado o primeiro marco de pedra para legitimar a posse de Portugal sobre as terras que haviam descoberto, sendo assim, o monumento mais antigo do país. É esse ponto do Rio Grande do Norte que deu origem à frase “Tudo começa aqui”, slogan do estado.
Dia 7 – Litoral Norte
Dia de curtir a energia boa de São Miguel do Gostoso, considerada a melhor praia para a prática de kitesurf no Brasil. Com lindas paisagens, culinária de primeira e o charme rústico de uma vila de pescadores, a cidade despontou como o point de viajantes antenados. Sossegada boa parte do ano, no Réveillon, especialmente, vira um destino badalado, que atrai milhares de jovens do Sul e Sudeste do país.
De São Miguel, dá ainda fazer um bate-volta a outro lugar fascinante da região, Galinhos. Pouco explorado pelo turismo de massa, esse pedacinho do estado é praticamente intocado, de uma natureza sem igual: uma península de areia, com praias desertas e um farol na ponta, cercada por águas azuladas, dunas e uma salina. A melhor definição de paraíso.
Dia 8 – Natal
De volta à capital, no último dia do roteiro, não pode faltar um passeio tranquilo pela praia mais famosa da cidade, Ponta Negra, e um mergulho nas águas mornas em frente à sua atração mais icônica, o Morro do Careca. E, para fechar com chave de ouro essa viagem inesquecível, vale degustar um pouco mais da gastronomia local em um dos diversos restaurantes de Ponta Negra.
Veja Mais
Restaurantes criam pratos exclusivos para Festa do Camarão em Natal.
Festival começou na quinta-feira (17) e vai até o dia 3 de novembro.
Vários restaurantes potiguares prepararam pratos cujo ingrediente principal é o camarão, para a 6ª edição da Festa do Camarão, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Rio Grande do Norte.
O festival começou na quinta-feira (17) e vai até o dia 3 de novembro, e os estabelecimentos participantes criaram pratos exclusivos e inéditos para participarem.
Participam desta edição os restaurantes: A Cozinharia, Bistrô 21, Camarões do Norte, Camarões, Cascudo Bistrô, Comidinhas Brasil, Conxinchina, Divino Camarão, Kojin Restaurante Japonês, La Bresserie de La Mer, Lotus Japanese Fusion Cuisine, Mangai, Marenosso, Meu Barraco Boteco Bistrô, Nau Frutos do Mar, Only Pizza, Paçoca de Pilão, Parmeggiano’s, Piazzale Itália, Rapadura Hambúrguer, Famiglia Reis Magos, Shrimp & Bull, Takami, Tábua de Carne, Tô-San Sushi, Zeh Cozinha, MassaFinna, Chopp & Camarão.
Durante os 18 dias da Festa do Camarão, os restaurantes oferecerão em suas casas pratos a preços promocionais. Já na segunda etapa, os mesmos estabelecimentos montam suas operações para comercializar suas criações ao preço de R$ 15, em menu degustação.
Será montada também uma estrutura com praça de alimentação, palco para apresentações musicais, palestras, cozinha show, estandes de artesanato local e feira de negócios.
Veja Mais